domingo, 6 de setembro de 2015

O BRASIL VISTO PELOS OLHOS DE...UM FRANCÊS

"Aqui na Ilha as pessoas se satisfazem com muita pouca coisa, vivem muito simplesmente, porém felizes"

Louis num passeio em Gramado/ RS


O Inquietude Brasileira atravessou a Baía de Todos os Santos em Salvador na Bahia e lá conheceu alguém bem interessante. Um francês que já está no Brasil há 15(quinze) anos, sendo 8 (oito) deles em Mar Grande, na Ilha de Itaparica. A identificação dele foi tão grande com o local que o mesmo decidiu montar um restaurante e lá se estabelecer.
A entrevista quebra um pouco a visão superestimada que o brasileiro tem da Europa e dá um enfoque mais positivo ao que o Brasil tem de melhor, as pessoas. Vale a pena conferir!

Nome e idade
Louis Derasse, 44 anos

Terra Natal
Montpellier, França

Lugar em que mora atualmente e há quanto tempo.
Mar Grande, Ilha de Itaparica, Bahia, há oito anos.

Mora com quem? É casado (a)? Tem filhos?
Moro sozinho. Sou divorciado e não tenho filhos.

Já morou em outros lugares antes?
Trabalhei para os resorts Club Med por 6 anos, nesse período teve a sorte de morar em vários países (Turquia, Suíça, México, Haiti, Cuba, Indonésia, Argentina, Brasil)

Teve dificuldades quanto a visto? Quais?
Cheguei com um visto de trabalho de 2 anos para trabalhar no Club Med, saí depois de 1 ano e meio, como resolvi ficar no Brasil, tenha arrendado um restaurante aqui acabei ficando um tempo ilegal. Na época era mais fácil, tenha conseguido abrir empresa e conta bancaria, depois casei e regularizei minha situação.

Do que sente mais saudade de sua terra natal?
Sinto mais saudade dos amigos e a família, algumas coisas de comida e vinho, mas basicamente aqui encontro quase tudo o que eu gosto ou os ingredientes para fazer. 

O que acha mais interessante do local/ pessoas onde mora atualmente?
Moro numa ilha, e ao mesmo tempo a 40 minutos do centro de Salvador, minha casa fica em frente ao mar, é um lugar bastante tranquilo e seguro, é cidade pequena, todo mundo se conhece, e ao mesmo tempo temos acesso a tudo que Salvador oferece, não me sinto tanto isolado como quando morava em Arraial D´ajuda.

O que considera mais estranho/engraçado em termos de comportamento do local ou das pessoas daí?
Aqui na ilha as pessoas se satisfazem com muita pouca coisa, vivem muito simplesmente, porém felizes, quando você pergunta pra eles se não queriam que as coisas melhorassem, eles não entendem o que poderia melhorar, acham que está tudo perfeito.

Já precisou de atendimento médico? Como foi?
Graças a deus nunca teve nada grave, tenho plano de saúde, apesar de muita espera o atendimento sempre foi bom, não posso reclamar muito.

Qual o meio de transporte que costuma usar?
Aqui na Ilha faço praticamente tudo a pé, em Salvador ônibus ou taxi, uso muito pouco o carro já que a cidade está intransitável, esperando o metro...

Como é a segurança pública onde mora?
Ainda é tranquilo, a verdade em 15 anos que moro no Brasil, nunca tive problema de segurança, aqui como em qualquer lugar não pode provocar, ou chamar muita atenção.

Em algum momento sofreu discriminação por ser estrangeiro (a)?
Aqui a gente vai ser gringo a vida toda, na ilha por ser gringo todos acham que sou milionário mesmo tendo uma vida pouca ostentativa. Em Salvador taxi é bandeira 2 qualquer dia qualquer hora. Já no sul quando falo sou da Bahia ninguém questiona.

O que te inquietava e te fez decidir mudar de país?
Teve muitos motivos para sair da França, primeiro desde menino nunca gostei do frio, depois o povo era muito frio pelo meu gosto, ninguém fala com ninguém, todos muito mal humorados. A situação econômica do país era muito decadente também, não conseguia ver um futuro pra mim lá, queria ver outra coisa, apareceu esta oportunidade de trabalhar fora através do Club Med, entrei para fazer uma experiência de 6 meses, e nunca voltei.

Você trabalha com o que? 
Em Paris era engenheiro do som, trabalhava com eventos, há 13 anos eu sou dono de restaurante, e agora também pousada. Realizando outro sonho de criança, sempre amei cozinhar.

A necessidade com toda certeza, faz-nos desenvolver habilidades antes desconhecidas. Acha que a mudança de país fez desenvolver em você algum talento antes desconhecido? Quais?
Entre outras coisas, as línguas, na escola sempre fui muito ruim em línguas (inclusive o francês) morando fora teve que falar inglês, espanhol, e até indonesiano, mas morando no pais veio tudo na maior facilidade.

O que te preocupa?
Vendo a evolução desse mundo fico um pouco preocupado pelo futuro dos meus filhos (que ainda não tenho kkk as pessoas se tornam cada vez mais individualistas, mais materialistas, se desconectam da vida real para viver esta vida virtual muito superficial.

Sabe a língua local? Considera importante?
Claro que é importante. Onde moramos para nos integrar e ter uma vida normal, tem que poder se comunicar com todo o mundo.

Sabe falar mais alguma língua?
Frances, inglês, espanhol

Conhece muita gente do seu país de origem onde mora atualmente?
Conheço alguns, também não fico procurando. Tenho amigos de diversos países.

Como foi a adaptação ao país que vive? Tem amigos?
Já que não era muito adaptado a vida do meu pais de origem a adaptação a qualquer outro pais ficou mais fácil para mim. 

Sua visão de mundo mudou após essa mudança de vida?  Qual foi a diferença?
Morando em diversos países de diversas condições você aprende muito, descobre que existem diversos jeitos de encarar a vida, descobre que sempre tem gente com mais problemas que você, prende a reorganizar suas prioridades, no final é bem positivo, passei 4 meses em Haiti, depois dessa experiência você realiza que sua vida é muito boa. 

Como é custo de vida de onde mora?
Cada mês pior...kkk

Tem alguma dica para quem deseja morar aí? Qual?
Muita paciência e amor pelo lugar

Pensa em morar em outro país diferente? Qual?
Até agora não

Pensa em voltar para sua terra natal? 
Com certeza não

Quais são seus planos para o futuro?
Viver feliz por muitos anos neste pais que me adotou.




Louis em seu Restaurante A casa do vizinho em Mar Grande/BA




Louis em Barra Grande/BA





Um comentário:

  1. Muito bom o depoimento do senhor Louis. Mostrando sua adaptação no Brasil e seu carinho pelo nosso país! òtima reportagem Parabéns!

    ResponderExcluir