quinta-feira, 2 de julho de 2015

UM BELO DIA DECIDI MUDAR...ALEMANHA


"Sou paciente e acredito no meu potencial. Gosto de arriscar e aceitar desafios, mesmo não tendo certeza se vou conseguir." Rosana Rodrigues Nusser


Rosana Rodrigues Nusser

O Inquietude Brasileira, sempre com novidades, desta vez foi para a Alemanha e conheceu Rosana, soteropolitana que mora por lá há doze anos e nem pensa em voltar para o Brasil. Para quem tem a visão do alemão preconceituoso, ela quebra esse paradigma quando diz ter sofrido preconceito maior em seu país. 

Determinada e com garra, ela se mostra certa da escolha que fez e não passa batida quando o assunto são seus direitos.

Bom...Vale a pena conferir essa entrevista e conhecer um pouco mais dessa brasileira que decidiu escolher para viver esse polêmico e curioso país que é a Alemanha.



Nome e idade 
Rosana Rodrigues Nusser, 41 anos.

Terra Natal.
Salvador Bahia.

Lugar em que mora atualmente e há quanto tempo.
Moro na Alemanha. Na cidade de Munique, há 12 anos.

Mora com quem?
Atualmente moro há 10 anos com meu namorado

É casado (a)? Tem filhos?
Sou divorciada sem filhos.

Já morou em outros lugares antes?
Morei em Salvador.

Teve dificuldades quanto a visto? Quais?
Não tive dificuldade. Depois de três anos de casada recebi automaticamente meu visto permanente. Uma vez que eu pude entrar no mercado de trabalho alemão depois de 8 meses de residência e já podia pagar minhas próprias contas sem necessitar da ajuda do governo.

Do que sente mais saudade de sua terra natal?
Do clima e da vida em família.

O que acha mais interessante do local/ pessoas onde mora atualmente?
1.Aqui ninguém se mete na vida de ninguém. A liberdade de expressão é  extremamente  respeitada.
2. Os Alemães são corretos e na sua maioria muito honestos, nas menores coisas do dia-a-dia. Como pagar passagem (mesmo não existindo cobrador nos meios de transporte), atravessar a rua só quando o sinal estiver verde e na faixa destinada ao pedestre, não estacionar em qualquer lugar, respeitar faixa de pedestre, etc.
3. O pobre aqui tem moradia, alimentação,  assistência médica... E aqui existe ajuda financeira pra tudo (moradia, licença maternidade auxiliada por três anos, seguro desemprego por um ano, ajuda ao cidadão ou residente que estiver desempregado há mais de um ano, etc.) E não vejo muita gente reclamando por ter de pagar mais imposto para ajudar essas pessoas.

Estranho pra mim é o fato de alguns alemães procurarem companheiras pela internet, em outro país, através de agências...ao invés de paquerar no shopping, nos cafés, nas discotecas e etc.


O que considera mais estranho/engraçado em termos de comportamento do local ou das pessoas daí?
O alemão adora viajar. Quando tiram férias é pra viajar. Aqui não precisamos tirar férias pra poder marcar os médicos as cirurgias e etc. Férias são férias. Em outras palavras, as faltas ao trabalho por motivo médico, não interferem no total de dias reservados para as férias. E se ficar doente nas férias, os dias são repostos em outra ocasião mais viável
Estranho pra mim é o fato de alguns alemães procurarem companheiras pela internet, em outro país, através de agências...ao invés de paquerar no shopping, nos cafés, nas discotecas e etc.

Já precisou de atendimento médico? Como foi?
Já fui operada 4 vezes. A última vez passei mal em casa, liguei para uma amiga pedindo ajuda... Em 10 minutos estavam  enfermeiros e ambulância na minha porta. (Minha amiga ligou para o serviço de emergência.) Me levaram para o hospital e só  se deram por satisfeitos quando tiveram certeza de que eu estava num quarto para ser operada.
Pago muito imposto aqui. Mas vejo o efeito. Pago feliz pois sei que receberei ajuda se eu precisar.
Para consultas quase sempre consigo a marcação destas consultas exatamente como eu necessito e quando eu posso e quero.

Qual o meio de transporte que costuma usar?
Eu comprei um Ford KA quando cheguei aqui. Quase não usava. Ele ficava estacionado quase a semana toda.  Por isso, como o  sistema de transporte público aqui é quase perfeito ( no meu ver é perfeito pois é o melhor que já vi) vendi meu carro e só utilizo  o serviço público de transporte (metrô, trem, ônibus).

Como é a segurança pública onde mora?
É maravilhoso poder andar na rua sem medo. Ouvir meu Mp3 ou usar meu Tablet no transporte público, telefonar com meu Smartfone sem precisar me esconder. A cidade onde vivo é uma das mais seguras da Alemanha. Claro que perigo existe em todos os paises, mas o medo do perigo nas ruas não é uma constante pra mim aqui.

Em algum momento sofreu discriminação por ser estrangeiro (a)?
Acontece... mas sofri mais discriminação no meu próprio pais. Eu me sinto muito aceita aqui. O estrangeiro aqui é mais discriminado se não trabalha e vive sustentado pelo estado ( quer dizer, quando vive dos impostos que os outros pagam); isso quando é discriminado.
É claro que existem os alemães mais conservadores que não gostam de estrangeiros por acharem que estamos aqui pra roubar os empregos e benefícios que "só os alemães deveriam ter".

Mas me encantei como o meu ex marido alemão era fascinado por mim por eu ser negra. Ao contrario dos "paqueras" brasileiros que eu tive que se envergonhavam de mim e não me "assumiam" só por causa da minha cor.

O que te inquietava e te fez decidir mudar de país?
Nunca ambicionei sair do Brasil ou morar fora. Até porque sou formada pela UFBA e nunca tive dificuldade de encontrar bons empregos. Mas me encantei como o meu ex marido alemão era fascinado por mim por eu ser negra. Ao contrario dos "paqueras" brasileiros que eu tive que se envergonhavam de mim e não me "assumiam" só por causa da minha cor. Bobo, né? Mas real. Pois é... foi o que me deu coragem de arriscar a me mudar para o País que o educou a não me ver como cor de pele, mas como uma "mulher Interessante". 

Você trabalha com o que?
Apesar de ser formada em Ciências Contábeis no Brasil,  não consegui emprego na minha área. Por isso trabalho como Caixa em uma rede internacional de lojas de grife que vendem roupas e acessórios femininos, masculinos e infantis. E no meu trabalho sou Vice Presidente Sindical da filial onde trabalho. Me interessa muito questões sobre leis trabalhistas. Por minha função no Sindicato tenho a possibilidade de tomar diversos cursos nessa Área ( já que sou mediadora de conflitos entre trabalhador e empregador).

A necessidade com toda certeza, faz-nos desenvolver habilidades antes alemãodesconhecidas. Acha que a mudança de país fez desenvolver em você algum talento antes desconhecido? Qual?
Aprendi a tomar decisões sozinha e a não me preocupar com opiniões alheias. Já que as pessoas aqui não se metem na vida dos outros. As outras qualidades eu já tinha.

Considera-se uma pessoa inquieta?
Sou paciente e acredito no meu potencial. Gosto de arriscar e aceitar desafios, mesmo não tendo certeza se vou conseguir. Tento... quase sempre dá certo. Quando assumo alguma responsabilidade, por menor ou maior que ela seja, dou o melhor de mim.

Sabe a língua local? Considera importante?
Sim, aprendi o alemão  rapidamente. Importantíssimo pra quem quer se desenvolver e interagir com tudo aqui.

Sabe falar mais alguma língua?
Falo o Italiano e o Inglês. Espanhol entendo tudo e falo pouco. O Francês é uma língua que me fascina e estou a caminho de aprender. Ah! Desenvolvi meu interesse por idiomas, pois onde trabalho somos 90% estrangeiros. E ainda como trabalho bem no centro de Munique tenho contato com clientes do mundo inteiro.

Conhece muita gente do seu país de origem onde mora atualmente?
Tenho Poucos AMIGOS. Poucos que são como substitutos da minha família no Brasil. Tenho muitos conhecidos brasileiros. Quer dizer, muitos brasileiros me conhecem. Muitas pessoas acabo conhecendo  na loja onde trabalho. Adoro eventos Brasileiros. Estou em quase todos.

Como foi a adaptação ao país que vive? Tem amigos?
Foi difícil, mas hoje me sinto parte daqui, de onde vivo. Conheço muita gente. Mas não tenho amigos alemães.

Sua visão de mundo mudou após essa mudança de vida?  Qual foi a diferença?
Passei a ser mais tolerante e aceitar as diferenças. Passei a odiar mais ainda todo e qualquer tipo de preconceito. Dou mais valor as pessoas pelo caráter que pelo o que elas têm.  Aprendi a gostar, ou melhor, a me amar... Cada centímetro do meu corpo.  A acreditar nas minhas habilidades. Aprendi a ter auto estima e a acreditar em mim.
Financeiramente aprendi a gastar só aquilo que tenho. Nunca tive dívidas ou comprei parcelado. Esqueci o que é cheque  pré-datado.
Passei a detestar "o tipico jeitinho brasileiro" de tirar vantagem da ingenuidade dos outros.


Eu só sei que vivo melhor, com menos. Eu sou recompensada com qualidade de vida pelo simples fato de trabalhar.

Como é custo de vida de onde mora?
Eu só sei que vivo melhor, com menos. Eu sou recompensada com qualidade de vida pelo simples fato de trabalhar.  Quem trabalha (independente do que faz) pode pagar uma máquina de lavar ou uma televisão, uma geladeira, ou uma viagem ao exterior, uma roupa bonita, ou um sapato de qualidade sem precisar dividir em 24 vezes no cartão...
Tenho amigos e familiares formados e trabalhando no Brasil com bons salários (até mais que eu) que não conseguem fazer metade do que eu faço trabalhando como "Caixa" desta uma loja de grife.

Tem alguma dica para quem deseja morar aí? Qual?
Obtenha uma permissão de residência e de trabalho. Infelizmente, estas duas opções estão disponíveis para quem se casa ou é estudante universitário na Alemanha (aluno internacional).  Outro caminho não há. Aprenda o idioma alemão, que é a língua do país. Se você fala inglês, uma grande parte dos seus problemas já estão resolvidos. Mas aprender alemão é fundamental, já que a língua do país é alemão e não o inglês.

Pensa em morar em outro país diferente? Qual?
Não

Pensa em voltar para sua terra natal?
Não. Vou ao Brasil uma a duas vezes por ano, somente de férias. Tá bom assim.

Quais são seus planos para o futuro?
Estou começando a me acostumar com as surpresas que a vida oferece. Espero colher os frutos dos meus esforços num futuro próximo. Não sou a típica ambiciosa, mas tenho os sonhos normais que todos tem. Como diz a Letra da música do Peninha:

“Eu queria ter na vida
Simplesmente
Um lugar de mato verde
Pra plantar e pra colher
Ter uma casinha branca
De varanda
Um quintal e uma janela
Para ver o sol nascer “

Quem sabe consigo investir nessa “casinha” um dia? :)
[

2 comentários:

  1. Ao ler isso me pergunto por que no nesse País? Todos deviam ter no mínimo uma boa educação e saúde.
    Aí lembro dessa corja que está no poder... Não vou manchar essa reportagem com desabafosso tenho a coisa a falar Rosana você não perdeu nada, nem com esses homens de mente pequena daqui nem com qualidade de vida. É uma pena não sermos felizes na nossa terra Natal por falta de administradores competentes. Mas a nossa história começou errado e continua errado. Seja feliz e boa sorte!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade Nane Abreu.. O Brasil, infelizmente ainda é carente de muita coisa. Ainda bem que ela achou seu caminho, é competente no que faz e se valoriza. Obrigada pela participação.

      Excluir