terça-feira, 24 de março de 2015

UM BELO DIA DECIDI MUDAR...BARCELONA

 Conhecer lugares e culturas te dá isso, algo só seu. Isso te faz mais livre, sem amarras e, consequentemente, menos preconceituoso ou racista!   (Carla Leão) 

Foto de Carla Leão no Parque Guel


Assim é a nossa entrevistada, uma mulher corajosa, livre e que não teve medo de começar uma nova vida, longe da família e dos amigos, por amor. Sim, ela classifica sua estória de vida como clichê, mas desculpem os não românticos, nada melhor que viver por amor e com amor.

Esta mulher forte e ao mesmo tempo doce é Mona Bamburusema, ou ainda, Carla Leão. Leiam essa entrevista e saibam um pouco mais sobre ela que tem a intensidade como marca e que quando chega dificilmente passar despercebida. Depois de morar na França e Portugal esta baiana resolver ancorar em Barcelona, na Espanha e é sobre sua vida lá que ela cedeu um pouco de seu tempo para nós.

Nome e idade 
Carla Leão Pereira-36 anos

Terra Natal 
Salvador-Bahia

Lugar em que mora atualmente e há quanto tempo?
Barcelona-Espanha  4 anos

Mora com quem? 
Meu Marido e meu enteado

É casado (a)? Tem filhos?
Não. Não.

Já morou em outros lugares antes?
Sim. Por uma oportunidade de trabalho fui a Paris por 3 meses  o frio Parisiense não me fez nada feliz e os seis meses foram apenas 3. Retornando ao Brasil, meu namorado teve a oportunidade de ir trabalhar e viver em Porto Portugal, quando ele me convidou a ir. Morei também em Lisboa, cidade que me encanta pelo cheiro pelas ladeiras, pela arquitetura por sua luz... lá trabalhei duro e a adaptação não era fácil com a fama e o preconceito que sofríamos por sermos brasileiras, sofri bastante nesta época mas também fiz muitos amigos em Lisboa tenho uma família, pessoas que admiro e amo, mas alguns portugueses tem ainda um conceito equivocado sobre nós brasileiras, enfim vivi em Lisboa 3 anos e alguns meses quando conheci meu atual marido que é Espanhol (Catalan) e depois de um tempo resolvemos viver juntos e eu vim viver nessa cidade tão acolhedora, agradável, bonita e organizada...Barcelona!

Teve dificuldades quanto a visto? Quais?
Aqui em Espanha foi fácil tem que ter os papeis em ordens .
Em Lisboa era casada com português e não consegui em 2 anos ter residência. Mudei a Espanha com minha documentação portuguesa e com assinatura do meu marido na época português com 2 meses tinha residência de 5 anos. Cada país é um caso, mas ter os papéis em dias e um bom começo.

Do que sente mais saudade de sua terra natal?
Do calor!

O que acha mais interessante do local/ pessoas onde mora atualmente?
Barcelona pra mim muito particular e uma cidade que vive culturas tão antigas são aptos a preservar sua língua seus costumes antigos e ao mesmo tempo e uma cidade muito livre e essa liberdade e respirada em cada cantinho dela...Já as pessoas o mais interessante é o gostar de fraternizar, gostar de estar com pessoas enfim com amigos comemoram tudo. Não são "frios", reservados sim ,frios nãooooooooooooooooooooo.

O que considera mais estranho/engraçado em termos de comportamento do local ou das pessoas daí?
Pra mim é o utilizar os palavrões vinculados à símbolos católicos kkkkkkkkkkkkkk eu acho divertidíssimo. Teve uma época que eu escrevia cada novo palavrão pra ver quantos tinha algo com o catolicismo! Ex.: Cago na madre de Dios!

Já precisou de atendimento médico? Como foi?
Tenho seguro médico mas também uso o serviço público sempre fui bem atendida quando necessitei.

Qual o meio de transporte que costuma usar?
Barcelona e uma cidade pra caminhar cada esquina algo deslumbrante! rs

Como é a segurança pública onde mora?
Muito boa

Em algum momento sofreu discriminação por ser estrangeiro (a)?
Claro que sim, mas posso garanti que menos que eu esperava os espanhóis (catalan) diferentes de outros povos da Europa são bem discretos mesmo que ele esteja comigo no elevador e não goste da minha cor ou da minha raça ou da minha nacionalidade ele não te tratará mau ele não irá tentar puxar conversa mas também não vai manifestar nada contra mim. Os catalans são bem discretos, ja vivi em outros lugares onde se as pessoas me tratavam mal me diziam volta pra sua terra e por ai vai, não é caso de Barcelona!

E quanto aos constantes problemas de brasileiros sendo barrados nos aeroportos espanhóis? Eles implicam com algum perfil específico, tipo ser negro?
Eu já fui. Olha Madrid e Lisboa são os carrascos dos brasileiros. Não existe uma regra fiável. Já vi pessoas com visto pra estudar inglês em Londres ser barrada. Penso que o preconceito em relação a nós brasileiros supera o profissionalismo nos serviços de imigração em alguns países europeus. O que posso dizer tudo tem que ser bem detalhado do cartão de crédito internacional e os 65 euros por dia exigido por eles, tentar não abusar na maquiagem e roupas discretas, mas nada na verdade é seguro.
O perfil é mulher entre 18 a 35 anos bonita, perfil da prostituição europeia. Em relação a isso ser negra ou loura não conta. Para os homens a questão da cor da pele conta mais. A visão deles na questão prostituição é ser brasuca. Eles aprenderam nestes anos q somos um povo mestiço.

O que te inquietava e te fez decidir mudar de país?
Amor! Na época muito Amor!

Você trabalha com o que?
Sou secretária em uma empresa de seguros e blogguista (Canal youtube Mona Bamburusema)

Como anda a crise ai na Europa? Especialmente na Espanha?          
A crise está complicada e assustadora. Não tem dinheiro ou trabalho, Os imigrantes retornando a sua terra, porque não tem como manter-se aqui, porque não tem trabalho para os espanhóis, imagine para nós imigrantes. Há 2 (dois) anos que comecei ver catalãs pedindo na rua, só para você vê o que está acontecendo. A Europa não sabe viver com pouco e agora terá que se adaptar, por que eu não vejo luz no fim do túnel.

A necessidade com toda certeza, faz-nos desenvolver habilidades antes desconhecidas. Acha que a mudança de país fez desenvolver em você algum talento antes desconhecido? Qual?
Sim aprendi a ser mais saudável e bem disciplinada em relação a meu corpo!

Considera-se uma pessoa inquieta?
Muito

Sabe a língua local? Considera importante?
Hablo castellano no Parlo Catalá (entendo bem kkkkkkkkkkk mas Parlar ainda n conseguir vou tentando...)

Sabe falar mais alguma língua?
Não.

Conhece muita gente do seu país de origem onde mora atualmente?
Poucas, queria conhecer mais!

Como foi a adaptação ao país que vive? Tem amigos?
Sim tenho muitos graças a meus orixás!

Sua visão de mundo mudou após essa mudança de vida?  Qual foi a diferença?
Toda mudança externa muda algo por dentro não acha? Eu aprendi a ser mais tolerante a comtemplar a cultura do outro dando vários ângulos aprendendo algo com isso, viajar cambia qualquer mundo você se torna dono de algo só seu porque milhares de olhos que comtemplem a sagrada família cada um guardará sua impressão e sentimentos nunca será igual ao do outro. Conhecer lugares e culturas te dá isso, algo só seu. Isso te faz mais livre, sem amarras e consequentemente menos preconceituoso ou racista!

Quais seus planos para o futuro? Pensa m voltar para o Brasil?
 Sim, quero voltar, penso muito nisto. Sou feliz aqui sim, estou adaptada, mas quero terminar minha vida perto da minha família e amigos. Espero poder.



Carla Leão no Monserat
Carla Leão com nossa entrevistada de Angola, Brenda nas Ramblas


Carla Leão em Parque Guel




Nenhum comentário:

Postar um comentário