quarta-feira, 30 de outubro de 2013

A gastronomia

Portugal tem como um dos mais conhecidos carros chefes na gastronomia o bacalhau.

Foi provavelmente com base nisso que ao chegar aqui recebi a incumbência do meu querido pai de comer todos os pratos que tivessem de longe o referido peixe e é claro com muito vinho. Cada vez que nos comunicamos pela internet, vem sempre aquela pergunta: E ai? Tem comido muito bacalhau? E vinho? Aproveita que está ai e bebe vários.

Bom, para não contrariá-lo e digo com toda sinceridade, somente por isso, sempre que vejo a possibilidade de comer e beber o que me foi aconselhado, faço. E lá se foram Bacalhau com Natas, Bacalhau a Lagareiro, Bolinho de Bacalhau, Bacalhau a Gomes de Sá, Caldeirada de Bacalhau…com todo tipo de vinho o Tinto, o Vinho Rosé, o Vinho Branco, Aperitivo, enfim, tudo que tenho direito já que aqui fica mais em conta e só por isso.

Mais nem só de bacalhau e vinho vive Portugal ou melhor os Açores, as carnes são ícones aqui, às vezes, perco a noção se aqui não tem um quê de filosofia indiana, devido ao culto aos bovinos. Aqui a família toda participa: os touros fazem sua parte nas touradas a corda e as vacas, coitadinhas, vão para os pratos. Sim, que meu pai não desconfie, mas andei tirando os lascas delas também.

Bacalhau, Vinho, Carne e quase esqueço duas coisas: que todo e qualquer prato, em sua maioria, inicia com pão e manteiga, para nos empanzinarmos com aqueles pães gostosos e tentar que nos esqueçamos do restante. Ah, sim e as sobremesas, que por pouco não nos fazem começar todo o ritual mais uma vez.

Devo dizer que esse fardo que meu pai me designou está sendo difícil de cumprir, mas vamos lá, já que estou aqui, e só por isso, por favor, passa o menu.




Continua...

6-http://inquietudebrasileira.blogspot.com.br/2013/11/entrevista-no-planeta-mulher.html
7-http://inquietudebrasileira.blogspot.com.br/2013/11/valeu-acores.html